A CONFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE AUTISTA NO CONTEXTO DA SUÍNOCULTURA.

Publicado em 14/07/2025 - ISSN: 2525-5886

Título do Trabalho
A CONFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE AUTISTA NO CONTEXTO DA SUÍNOCULTURA.
Autores
  • Luiz Miguel da Silva Wagner
  • Erica Perez Marson Bako
  • Mariane Rodrigues de Souza
  • Marilú Antunes da Silva
  • Otair Alves Gonçalves
  • Jonas Santana Correa
  • amanda chaaban
Modalidade
Trabalhos Científicos - Modalidade Ensino
Área temática
Medicina Veterinária
Data de Publicação
14/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://centraldeeventos.ifc.edu.br/anais/sepe2024/981703-a--confluencia--da-aprendizagem-do-estudante-autista-no--contexto-da-suinocultura
ISSN
2525-5886
Palavras-Chave
AUTISTA, ENSINO, INCLUSÃO, PESQUISA, SUÍNOCULTURA
Resumo
O relato de caso descreve as formas de aprendizagem do estudante autista com deficiências múltiplas no manejo de suínos na Unidade de Ensino e Aprendizagem (UEA) de suínocultura do Instituto Federal Catarinense (IFC)- Campos Araquari, no período de janeiro de 2024 até a presente data. Através do convívio exercício de práticas de manejo com suínos, o estudante encontrou maneiras de adaptação para atender suas necessidades neurodivergentes e de deficiências múltiplas, desenvolvendo saberes efetivos. A neuroaprendizagem no autismo ajuda a entender como esses estudantes processam informações sensoriais e como o ambiente pode ser modificado para facilitar o aprendizado. Pessoas com autismo têm diferenças na conectividade do cérebro afetando a comunicação e a flexibilidade mental. Observou-se, no início do convívio do estudante na unidade, que ele enfrentou dificuldades relevantes sobre o ponto de vista de um autista, como o medo dos animais e a rejeição ao odores fortes devido à sensibilidade sensorial constatada nesta condição. Com o tempo e a prática diária que inclui muitas atividades rotineiras que são importantes para o autista, ele encontrou formas de lidar com essas dificuldades e construiu uma maneira singular . Sabe-se que o contato com animais pode aumentar a empatia e melhorar a interação com o ambiente. Na UEA Suínocultura, o estudante desenvolve habilidades motoras, ao se deslocar dentro e fora dos espaços em que os suínos encontram-se alojados; habilidades cognitivas ,ao organizar os horários de limpeza e arraçoamento por exemplo; habilidades emocionais ao tocar e cuidar dos leitões. Ele aprendeu a prestar atenção aos detalhes, resolver problemas práticos, como a limpeza e o cuidado dos animais ,exercendo funções básicas inerentes às atribuições de um estudante do curso técnico em agropecuária, como a detecção do cio das fêmeas e a contenção do macho durante o manejo reprodutivo. Para reduzir o efeito dos odores e ruídos fortes, ele usa óleos essenciais e fones de ouvido. Recursos visuais e práticos , rotina objetiva e suporte especializado foram fundamentais para adaptação do estudante, considerados essenciais para o ambiente inclusivo, de interação com os colegas, redução da ansiedade e melhora nas habilidades sociais e ampliando a neuroaprendizagem. Trabalhar com os leitões nas atividades, como curativo, castração de leitões, pesagem, observação da presença de diarreia e aplicação de medicamentos. Participar do projeto de pesquisa como bolsista ajudou o estudante a desenvolver disciplina ,socialização e autonomia, como ir sozinho até a unidade. Apesar dos desafios, enfocando em tarefas práticas com os animais foram positivas para o estudante autista. Sabe-se que as atividades manuais de menos interação social direta ajudam no aprendizado de pessoas com autismo e comorbidades . A equipe de profissionais da UEA -Suinocultura adaptou o ambiente ,ofereceu o suporte, proporcionando um espaço onde o estudante se sentiu bem e seguro. Concluiu-se que a UEA de suinocultura do IFC é um espaço inclusivo que promove a confluência de aprendizagens de estudantes com autismo e deficiência intelectual. Práticas agroveterinárias são ferramentas eficazes para uma aprendizagem adaptada , possibilitando criar ambientes que atendam as necessidades específicas desses estudantes nas unidades de ensino.
Título do Evento
SEPE 2024
Cidade do Evento
Araquari
Título dos Anais do Evento
Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão IFC Araquari
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

WAGNER, Luiz Miguel da Silva et al.. A CONFLUÊNCIA DA APRENDIZAGEM DO ESTUDANTE AUTISTA NO CONTEXTO DA SUÍNOCULTURA... In: Semana de Ensino, Pesquisa e Extensão IFC Araquari. Anais...Araquari(SC) IFC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/sepe2024/981703-A--CONFLUENCIA--DA-APRENDIZAGEM-DO-ESTUDANTE-AUTISTA-NO--CONTEXTO-DA-SUINOCULTURA. Acesso em: 22/09/2025

Trabalho

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