AULAS DE REFORÇO DE FÍSICA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFC CONCÓRDIA

Publicado em 15/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1098-6

Título do Trabalho
AULAS DE REFORÇO DE FÍSICA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFC CONCÓRDIA
Autores
  • Brenda Luiza Pulter
  • Gilmar de Oliveira Veloso
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Pesquisa e práticas docentes
Data de Publicação
15/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://centraldeeventos.ifc.edu.br/anais/viiffp/962067-aulas-de-reforco-de-fisica-para-alunos-do-primeiro-ano-do-ensino-medio-do-ifc-concordia
ISBN
978-65-272-1098-6
Palavras-Chave
Ensino aprendizagem de Física, Aulas de reforço, Física.
Resumo
É notável que os alunos do primeiro ano do ensino médio têm grandes dificuldades em compreender os conteúdos iniciais da disciplina de física, tendo em vista que é o primeiro contato com a matéria, e isso pode ser ainda mais complicado para alunos que não tiveram uma boa base no ensino fundamental. Pensando nessas dificuldades foi pensado no projeto de ensino que tem o objetivo de ajudar esses alunos do primeiro ano do ensino médio a terem horas a mais para sanar as dúvidas que não puderam ser sanadas em horário comum de aulas de física. Todas as turmas têm dois períodos aulas regulares por semana de 50 minutos cada uma, que ao olhar de muitos, é pouco, pois há muitas dúvidas que não conseguem ser sanadas apenas durante o horário da aula regular. as aulas de reforço funcionam nos horários que os alunos não tem aula, ou seja, no horário de almoço e entre janelas de uma aula e outra. as aulas são focadas na disciplina de física, onde existem atendimentos de pequenos grupos e muitas vezes, atendimento individual. Pode-se dizer que é um espaço para os alunos tirarem dúvidas, receberem ajuda com listas de exercícios, correção de provas, revisão dos conteúdos e, às vezes é necessária uma abordagem prática, com a demonstração de experimentos sobre os conteúdos abordados para um melhor entendimento do aluno. Para entender como cada turma se sai em sala de aula, quais as maiores dificuldades, e em como cada conteúdo é trabalhado em sala, o bolsista assiste algumas aulas dos professores das turmas. Muitas dificuldades foram encontradas, as principais são: o baixo conhecimento em matemática básica e em ciências, a falta de interpretação dos exercícios e em atividades avaliativas, a presencialidade dos alunos no início do projeto, que foi muito baixa e que aumentou com o passar do tempo, principalmente em vésperas de avaliações. Como resultado observa-se que os alunos que participam do projeto tem grande êxito em avaliações e, nesse contexto, espera-se que os alunos sintam mais necessidade de tirar suas dúvidas e frequentar as aulas de reforço. Para o bolsista, espera-se que o projeto o ajude em uma melhor metodologia e experiência com alunos do ensino médio, para assim ser um professor bem capacitado e seguro. O suporte financeiro deste projeto originou-se do IFC campus Concórdia – Edital Nº 21/2023.
Título do Evento
VII Fórum de Formação de Professores: Pela Valorização da Profissão Docente
Cidade do Evento
Araquari
Título dos Anais do Evento
Anais do Fórum de Formação de Professores: pela valorização da profissão docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PULTER, Brenda Luiza; VELOSO, Gilmar de Oliveira. AULAS DE REFORÇO DE FÍSICA PARA ALUNOS DO PRIMEIRO ANO DO ENSINO MÉDIO DO IFC CONCÓRDIA.. In: Anais do Fórum de Formação de Professores: pela valorização da profissão docente. Anais...Araquari(SC) IFC Campus Araquari, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viiffp/962067-AULAS-DE-REFORCO-DE-FISICA-PARA-ALUNOS-DO-PRIMEIRO-ANO-DO-ENSINO-MEDIO-DO-IFC-CONCORDIA. Acesso em: 06/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes