ADAPTAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA EM RELAÇÃO ÀS INFLUÊNCIAS TECNOLÓGICAS

Publicado em 15/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1098-6

Título do Trabalho
ADAPTAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA EM RELAÇÃO ÀS INFLUÊNCIAS TECNOLÓGICAS
Autores
  • Andrei Vinicius das Neves
  • João Pedro Ribeiro Mariano
  • Deise Nivia Reisdoefer
  • José Wnilsom Figueredo
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Pesquisa e práticas docentes
Data de Publicação
15/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://centraldeeventos.ifc.edu.br/anais/viiffp/960276-adaptacao-dos-professores-de-matematica-da-rede-publica-em-relacao-as-influencias-tecnologicas
ISBN
978-65-272-1098-6
Palavras-Chave
Educação, Capacitação tecnológica, Docência.
Resumo
É visível a importância e necessidade da utilização de novas tecnologias no decorrer do processo educativo para aprimorar o pensamento crítico dos estudantes, permitindo o desenvolvimento de novas formas de pensar o mundo. No entanto, há muitos professores que sentem dificuldade em se adaptar a esse cenário. Um dos motivos apresentados para essa desarmonia foi a atual modernidade líquida, na qual a sociedade está em constante e veloz mudança, tornando-a uma realidade que exige muito esforço. Essa pesquisa teve por objetivos: perceber como ocorre a adaptação de professores de matemática da rede pública em relação às influências tecnológicas na didática; atinar as dificuldades apresentadas na docência em relação à tecnologia e como se desenvolvem estratégias para aprimorar o ensino por meio desta; identificar padrões de mudanças no ensino entre os professores; e entender a situação atual na docência com viés na tecnologia. Esses objetivos foram alcançados mediante uma pesquisa qualitativa, cujo instrumento de coleta de dados foi um questionário respondido por experientes professores de escolas públicas na área de matemática. Os dados analisados indicam que a adaptação dos professores de matemática da rede pública em relação às tecnologias ocorre conforme a necessidade observada pelo educador, mas a ausência de capacitações oferecidas pelo Estado é destacada. Deste modo, ela não ocorre de uma forma tão adequada, deixando os professores à mercê das dificuldades, sem o devido apoio, o que pode gerar estresse ao profissional, intensificar suas dúvidas e prejudicar a educação de modo geral. Os resultados apontam que os educadores não apresentam uma fluência adequada na utilização de novas tecnologias em seu método de ensino. Também relataram adversidades na garantia da ordem em sala de aula, indisciplina e falta de concentração e compreensão dos alunos, uma desarmonia no trabalho em fazer o estudante sentir-se parte da sociedade escolar e negligência parental. Esses fatores são influenciados pela liquidez da atual sociedade e pela ascensão das redes sociais e outras tecnologias, as quais causam um afastamento entre as pessoas e uma dificuldade de interesse e entendimento em sala de aula por parte dos alunos. É notório que a dificuldade na adaptação às tecnologias e a falta de capacitações é um padrão apresentado no decorrer do tempo. Portanto, para um melhor processo de ensino e aprendizagem nas escolas, é essencial o desenvolvimento de políticas públicas, palestras e capacitações que visem entender as dificuldades dos professores e dos alunos nesse mundo imerso nas tecnologias e o aprimoramentos das estratégias metodológicas docentes.
Título do Evento
VII Fórum de Formação de Professores: Pela Valorização da Profissão Docente
Cidade do Evento
Araquari
Título dos Anais do Evento
Anais do Fórum de Formação de Professores: pela valorização da profissão docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

NEVES, Andrei Vinicius das et al.. ADAPTAÇÃO DOS PROFESSORES DE MATEMÁTICA DA REDE PÚBLICA EM RELAÇÃO ÀS INFLUÊNCIAS TECNOLÓGICAS.. In: Anais do Fórum de Formação de Professores: pela valorização da profissão docente. Anais...Araquari(SC) IFC Campus Araquari, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viiffp/960276-ADAPTACAO-DOS-PROFESSORES-DE-MATEMATICA-DA-REDE-PUBLICA-EM-RELACAO-AS-INFLUENCIAS-TECNOLOGICAS. Acesso em: 24/06/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes