APROXIMANDO OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA

Publicado em 15/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1098-6

Título do Trabalho
APROXIMANDO OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA
Autores
  • Fábio Lombardo Evangelista
  • Brenda Luzia Talini Goronski
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação profissional e tecnológica
Data de Publicação
15/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://centraldeeventos.ifc.edu.br/anais/viiffp/952689-aproximando-os-alunos-da-educacao-basica-das-praticas-experimentais-de-fisica
ISBN
978-65-272-1098-6
Palavras-Chave
Ensino de Física; Atividade Experimental; Laboratório de Física.
Resumo
Um dos principais desafios enfrentados pelas escolas de Educação Básica, especialmente as públicas, é a carência de equipamentos adequados para a realização de aulas experimentais, com destaque para a disciplina de Física. Com o objetivo de atenuar esses problemas, esse trabalhou com a realização de apresentações experimentais unidas as explicações sobre diversos temas da Física. Essas atividades foram ministradas por alunos bolsistas e voluntários, sempre sob a supervisão dos professores do curso. Os integrantes desse projeto tiveram a oportunidade de escolher alguns equipamentos disponíveis nos três laboratórios de Física do Instituto Federal Catarinense, campus Concórdia (IFC), deste modo, puderam preparar e apresentar aulas detalhadas e interativas, mesclando o conceitual com o prático. As apresentações foram realizadas nas dependências do IFC, proporcionando um ambiente com materiais adequados e estimulantes para a aprendizagem. Este projeto teve como ambição não apenas suprir a carência de aulas experimentais nas escolas públicas, mas também fomentar o interesse dos alunos pela área do conhecimento científico da Física, demonstrando na prática os conceitos teóricos que deveriam ser aprendidos em sala de aula. Ao longo do projeto, os alunos do Ensino Básico tiveram a oportunidade de observar e participar ativamente das demonstrações experimentais, o que pôde contribuir para uma aprendizagem mais significativa e engajadora dos alunos. Este projeto encontra-se em andamento até o mês de dezembro do ano 2024, dessa forma, espera-se que os alunos das escolas públicas de Educação Básica tenham um contato mais próximo e frequente com a experimentação no ensino de Física. Essa realidade visa proporcionar uma experiência educativa mais rica e completa, permitindo que os estudantes compreendam melhor os princípios científicos e vejam a aplicação prática dos conhecimentos teóricos. Assim, se pretende não apenas melhorar a qualidade do ensino de Física nas escolas públicas, mas também contribuir para a formação de uma nova geração de estudantes mais curiosos, críticos e apaixonados pela ciência, buscando criar um ambiente educativo mais completo, onde a experimentação e a prática científica ocupem um lugar central no processo de aprendizagem. Suporte Financeiro Edital nº 22/2023/IFC
Título do Evento
VII Fórum de Formação de Professores: Pela Valorização da Profissão Docente
Cidade do Evento
Araquari
Título dos Anais do Evento
Anais do Fórum de Formação de Professores: pela valorização da profissão docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

EVANGELISTA, Fábio Lombardo; GORONSKI, Brenda Luzia Talini. APROXIMANDO OS ALUNOS DA EDUCAÇÃO BÁSICA DAS PRÁTICAS EXPERIMENTAIS DE FÍSICA.. In: Anais do Fórum de Formação de Professores: pela valorização da profissão docente. Anais...Araquari(SC) IFC Campus Araquari, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viiffp/952689-APROXIMANDO-OS-ALUNOS-DA-EDUCACAO-BASICA-DAS-PRATICAS-EXPERIMENTAIS-DE-FISICA. Acesso em: 04/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes