A METODOLOGIA TRADICIONAL E O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA

Publicado em 15/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1098-6

Título do Trabalho
A METODOLOGIA TRADICIONAL E O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA
Autores
  • Paola Angélica Kestring González
  • Patrícia Fernanda Bedin De Souza Bacchi
  • Deise Nivia Reisdoefer
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Educação profissional e tecnológica
Data de Publicação
15/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://centraldeeventos.ifc.edu.br/anais/viiffp/951083-a-metodologia-tradicional-e-o-uso-de-tecnologias-no-ensino-da-matematica
ISBN
978-65-272-1098-6
Palavras-Chave
Educação, Matemática, Tecnologia.
Resumo
Este artigo investiga a forma como um grupo de professores de Matemática do Ensino Fundamental II utiliza o ensino tradicional e tecnologias em sala de aula. A pesquisa surge a partir da observação de que, mesmo com o avanço tecnológico, muitos professores ainda adotam metodologias tradicionais. O objetivo principal é entender quais princípios do ensino tradicional continuam sendo utilizados e de que forma as novas tecnologias têm sido inseridas no processo de ensino e aprendizagem. Além disso, o estudo busca compreender se o ensino matemático está evoluindo em consonância com o progresso tecnológico. Para a realização do estudo, foi adotada uma metodologia qualitativa baseada em estudo de caso. O principal instrumento de coleta de dados foi um questionário elaborado na plataforma Google Forms e enviado a dez professores de Matemática de escolas públicas. Desses, seis responderam às perguntas, que buscavam avaliar o uso de tecnologias durante as aulas, as dificuldades enfrentadas pelos professores na implementação desses recursos e a comparação entre o método de ensino tradicional que receberam quando eram estudantes e as práticas pedagógicas atuais. Os resultados indicam que, apesar de todos os professores entrevistados considerarem a importância das tecnologias no ensino, seu uso ainda é limitado. A maioria relatou usar projetos e aplicativos como GeoGebra e Kahoot para facilitar a visualização de conceitos matemáticos e tornar as aulas mais interativas. No entanto, as dificuldades estruturais, como a falta de equipamentos adequados, foram apontadas como barreiras para a plena implementação das tecnologias. A pesquisa também revelou que os professores entrevistados, apesar de jovens, já possuem formações avançadas, como mestrado e doutorado, o que demonstra uma preocupação com o aprimoramento contínuo. Ainda, há um consenso entre eles de que a metodologia tradicional não atende completamente às necessidades dos alunos atuais. Os participantes acreditam que, para melhorar o aprendizado, é fundamental que os alunos sejam agentes ativos, o que pode ser facilitado pelo uso de ferramentas digitais. Conclui-se que o ensino de Matemática deve evoluir para integrar de forma mais efetiva as tecnologias ao ambiente escolar. Embora as metodologias tradicionais estejam ainda fortemente presentes, as ferramentas tecnológicas proporcionam uma maneira mais dinâmica e interativa de ensinar e aprender. O estudo atingiu seus objetivos ao mostrar que, embora o ensino tradicional ainda seja predominante, os professores estão buscando formas de incorporar as novas tecnologias em suas práticas de maneira gradual.
Título do Evento
VII Fórum de Formação de Professores: Pela Valorização da Profissão Docente
Cidade do Evento
Araquari
Título dos Anais do Evento
Anais do Fórum de Formação de Professores: pela valorização da profissão docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

GONZÁLEZ, Paola Angélica Kestring; BACCHI, Patrícia Fernanda Bedin De Souza; REISDOEFER, Deise Nivia. A METODOLOGIA TRADICIONAL E O USO DE TECNOLOGIAS NO ENSINO DA MATEMÁTICA.. In: Anais do Fórum de Formação de Professores: pela valorização da profissão docente. Anais...Araquari(SC) IFC Campus Araquari, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viiffp/951083-A-METODOLOGIA-TRADICIONAL-E-O-USO-DE-TECNOLOGIAS-NO-ENSINO-DA-MATEMATICA. Acesso em: 05/08/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes