ANTOLOGIA DE TEXTOS FILOSÓFICOS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO

Publicado em 15/01/2025 - ISBN: 978-65-272-1098-6

Título do Trabalho
ANTOLOGIA DE TEXTOS FILOSÓFICOS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO
Autores
  • Leandro Kingeski Pacheco
  • Greice Ane Barbieri
Modalidade
Resumo Simples
Área temática
Formação inicial e continuada de professores
Data de Publicação
15/01/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://centraldeeventos.ifc.edu.br/anais/viiffp/919396-antologia-de-textos-filosoficos-para-o-ensino-de-filosofia-da-educacao
ISBN
978-65-272-1098-6
Palavras-Chave
Romantismo; Idealismo; Materialismo; Desconstrutivismo; Complexidade.
Resumo
O problema dessa pesquisa admitiu que: i) a grande maioria dos manuais de filosofia da educação disponibilizada no atual mercado editorial brasileiro apresentam poucos trechos dos próprios filósofos da educação; ii) o Exame Nacional de Desempenho de Estudantes, aplicado no Ensino Superior no Brasil desde 2004, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira, adota um padrão de questão de prova – inclusive para os cursos de licenciatura, abrangendo também o conteúdo de filosofia da educação – que requer, geralmente, analisar e interpretar um texto, como contexto para encontrar a resposta correta. Considerando o exposto, objetivou-se analisar alguns textos filosóficos pertinentes ao ensino de filosofia da educação, destacando trechos que contém teses e conceitos passíveis de serem interpretados pelos respectivos estudantes. O nível da metodologia confirmou-se exploratório e descritivo; o procedimento foi bibliográfico e de levantamento; e a abordagem foi tanto qualitativa quanto quantitativa. Os resultados indicaram seis distintas antologias relativas à filosofia da educação, considerando seis obras destacadas e sete filósofos, por meio de respectivo: levantamento, seleção e análise de textos; destaque de trechos, assim como de teses e conceitos fundamentais; proposição de um mapa mental que represente o abordado; e, proposição de cinco questões básicas, considerando cada uma das seguintes obras e respectivos filósofos, enquanto objeto básico de análise: * Escritos pedagógicos, com textos seletos de Hegel; * Textos sobre educação e ensino, com textos seletos de Marx e Engels; * Sete saberes necessários à educação do futuro, de Morin; * o texto A Crise na educação, contido no livro Entre o passado e o futuro, ambos de Arendt; * Vigiar e punir, de Foucault; e * Sobre a educação estética do homem, de Schiller. Entre os vários conceitos, destacaram-se: * educação para autonomia, formação e instituto de ensino para Hegel; * educação materialista, formação operária, educação como requisito para o trabalho para Marx e Engels; * educação do futuro, educação em prol da condição humana, em termos de unidade e mesmo de diversidade, para Morin; * educação como um direito inalienável, natalidade como essência da educação e renovação contínua da educação para Arendt; * a função do horário no colégio, o uso do controle e da disciplina, sanção e recompensa para Foucault; * e, para Schiller, diferentes tipificações da educação, considerando o sentimento, a razão, a física, a lógica, a moral e, sobretudo, a estética. Esses conceitos e outros contribuíram para constituir um respectivo mapa mental e, na sequência, levantar, em cada antologia, cinco questões que põe em relevo os principais conceitos e teses abordadas. A comparação das antologias indicou ausência de consenso sobre o abordado, por exemplo, sobre os significados de educação, mas, por outro lado, diversidade de perspectivas, incluindo os principais conceitos relacionados à educação. Entendeu-se que cada uma dessas antologias indica a possibilidade de complementar o rol de materiais didáticos hoje disponíveis e pertinentes ao ensino de filosofia da educação, visando, sobretudo, ao desenvolvimento da formação específica do estudante, enquanto capaz de ler e interpretar por si alguns trechos de textos filosóficos.
Título do Evento
VII Fórum de Formação de Professores: Pela Valorização da Profissão Docente
Cidade do Evento
Araquari
Título dos Anais do Evento
Anais do Fórum de Formação de Professores: pela valorização da profissão docente
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

PACHECO, Leandro Kingeski; BARBIERI, Greice Ane. ANTOLOGIA DE TEXTOS FILOSÓFICOS PARA O ENSINO DE FILOSOFIA DA EDUCAÇÃO.. In: Anais do Fórum de Formação de Professores: pela valorização da profissão docente. Anais...Araquari(SC) IFC Campus Araquari, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/viiffp/919396-ANTOLOGIA-DE-TEXTOS-FILOSOFICOS-PARA-O-ENSINO-DE-FILOSOFIA-DA-EDUCACAO. Acesso em: 23/09/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes