3ª MONITORIA DA MATEMÁTICA NUMA CULTURA DIGITAL

Publicado em 24/04/2025 - ISSN: 2316-7165

Título do Trabalho
3ª MONITORIA DA MATEMÁTICA NUMA CULTURA DIGITAL
Autores
  • Margarete Farias Medeiros
  • André Marques Goularte Patrício
  • Evandro Bitencourt Magagnin
  • Vinicius De Santana Mateus
  • Carla Margarete Ferreira dos Santos
  • Gilnei Magnus dos Santos
Modalidade
Ampla concorrência interna
Área temática
1. Ciências Exatas e da Terra
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://centraldeeventos.ifc.edu.br/anais/micti2024/976144-3%3f-monitoria-da-matematica-numa-cultura-digital
ISSN
2316-7165
Palavras-Chave
Geometria Dinâmica; GeoGebra; Gênese Instrumental; Geometria Plana e Espacial.
Resumo
O projeto de ensino tem como objetivo auxiliar os estudantes do Curso de Licenciatura em Matemática do Instituto Federal Catarinense – Campus Sombrio, nas disciplinas de Geometria Plana e Espacial com a utilização do software de geometria dinâmica GeoGebra, como recurso na construção de conceitos geométricos. São realizadas construções geométricas no software por meio das propriedades dos objetos matemáticos. Espera-se que, com a utilização do GeoGebra: diminua o número de acadêmicos que reprovam nestas disciplinas; potencialize o desenvolvimento do processo de gênese instrumental de cada acadêmico; proporcione a apropriação das ferramentas do software; se constitua uma possível integração desta tecnologia em suas práticas de estágio de docência, constituindo-se de uma metodologia alternativa para o processo de ensino e aprendizagem. O bolsista, sob orientação do coordenador, elaborara uma sequência de atividades para serem executadas no GeoGebra utilizando os conceitos geométricos abordados nas disciplinas de Geometria Plana e Espacial. As atividades são desenvolvidas com a carga horária de 10 h semanais tratando de construções geométricas no GeoGebra, produzidas a partir das propriedades do objeto matemático e exercícios de aplicação. Considerando a monitoria digital um apoio aos acadêmicos nas referidas disciplinas, busca-se a integração de um software de geometria dinâmica para o desenvolvimento do processo de gênese instrumental dos acadêmicos (Rabardel, 1995; Notare e Basso, 2017; Medeiros, 2020) os quais participam da monitoria, oportunizando a construção de conceitos geométricos (Piaget, 1995; Becker, 2012a). Espera-se que a apropriação das ferramentas do software possa se constituir uma possível integração (Bittar, 2011) desta tecnologia em suas práticas futuras de estágio de docência (Becker, 2012b), constituindo-se em uma metodologia alternativa, que contribua no processo de ensino e aprendizagem. No que tange ao auxílio às disciplinas em questão, consideramos uma oportunidade de nivelar os estudantes, quanto às defasagens ocorridas durante seu processo de formação no nível fundamental e médio. Realizou-se em 2022 e 2023 a primeira e segunda edição do projeto de monitoria, respectivamente, e a partir dos resultados positivos, implementou-se uma nova edição de tal projeto em 2024. Como resultados elenca-se que o uso do ambiente de geometria dinâmica: oportunizou a construção de conceitos geométricos a partir da movimentação oferecida pelo software, o que diferiu consideravelmente do ambiente estático do lápis e papel; possibilitou a exploração de padrões, conjecturas e propriedades de objetos geométricos; e potencializou o processo de gênese instrumental de cada estudante.
Título do Evento
XVII Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar
Cidade do Evento
Blumenau
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MEDEIROS, Margarete Farias et al.. 3ª MONITORIA DA MATEMÁTICA NUMA CULTURA DIGITAL.. In: Anais da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI). Anais...Blumenau(SC) Instituto Federal Catarinense - IFC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/MICTI2024/976144-3%3f-MONITORIA-DA-MATEMATICA-NUMA-CULTURA-DIGITAL. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes