A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: BREVE HISTÓRICO

Publicado em 24/04/2025 - ISSN: 2316-7165

Título do Trabalho
A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: BREVE HISTÓRICO
Autores
  • Thiago Rafael Machado
  • Liane Vizzotto
Modalidade
Stricto Sensu
Área temática
6. Ciências Humanas
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://centraldeeventos.ifc.edu.br/anais/micti2024/974006-a-formacao-de-professores-no-brasil--breve-historico
ISSN
2316-7165
Palavras-Chave
Formação de professores, Brasil, Histórico, Neoliberalismo, Políticas públicas
Resumo
O presente trabalho é parte de uma pesquisa de mestrado, ainda em andamento, que investiga como as propostas de formação continuada impactam a prática docente de professores em um município catarinense. O foco está na trajetória da formação inicial e continuada de professores no contexto político e socioeconômico do Brasil entre 1930 e 1990. A pesquisa, de natureza bibliográfica, baseia-se nos trabalhos de Saviani (2009), Martins (2010) e Gatti (2019) para compor um panorama dos períodos históricos da formação de professores no país. Atualmente, refletir sobre esse tema é essencial, pois a falta de políticas de formação de professores comprometidas com uma educação cidadã compromete a qualidade do ensino. A trajetória da formação continuada de professores reflete a descontinuidade das políticas de formação inicial, colocadas em segundo plano e regulamentadas tardiamente no Brasil. Das poucas e insuficientes escolas normais (1890-1932) que formavam professores para atuar na educação primária, a formação passou a incluir os Institutos de Educação (1932-1939) e, posteriormente, a institucionalização da formação de professores para as escolas secundárias (1939-1971). Com a aprovação da primeira Lei de Diretrizes e Bases da Educação Nacional (Brasil, 1961), surge a formação para o magistério na educação primária. A formação de professores em nível superior, embora existente, é aperfeiçoada somente com a LDB 9394/1996. A partir dos anos 1990, no que se refere à formação continuada, são criadas e implementadas ações como os Parâmetros Curriculares Nacionais (Brasil, 1997), com o objetivo de orientar os currículos da Educação Básica e amplamente utilizados nas formações. No início dos anos 2000, destacam-se iniciativas de formação continuada promovidas pelo governo federal, como o Programa Nacional de Professores Alfabetizadores (PROFA), a Rede Nacional de Formação Continuada, o Pró-Letramento (2010), o Gestar II e o PNAIC (2012). Programas como o Pibid (2007) e a Residência Pedagógica (2017) foram promovidos paralelamente à formação inicial. Em 2014, o Plano Nacional de Educação reconheceu a necessidade de melhorias nos cursos de pedagogia e licenciatura e destacou sua importância para a definição das Diretrizes Curriculares Nacionais para os cursos de formação inicial e continuada (CNE/CP 2/2015). A BNCC (Brasil, 2016) é apresentada como uma política pública que incentivou propostas de formação continuada em serviço, mas também impulsionou a privatização da formação de professores, sob a influência de entidades como o Banco Mundial e o Todos Pela Educação, ligadas ao “movimento global de reforma da educação”. Esse movimento tem como objetivo principal implementar reformas educacionais focadas na padronização e na educação à distância. A conclusão a que se chega é a de que a formação inicial, repleta de adversidades, revela uma cultura remediativa e tardia nos processos de instrução dos profissionais responsáveis pela formação das novas gerações, resultando em uma formação incapaz de instrumentalizar integralmente os docentes para a sua prática. Nessa esteira, a formação continuada oportunizou a reflexão sobre o fazer docente, resultando inicialmente em processos de ensino articulando teoria e prática. No entanto, nos dias atuais, muitas redes de ensino a formatam em programas padronizados, promovidos por empresas de assessoria educacional.
Título do Evento
XVII Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar
Cidade do Evento
Blumenau
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

MACHADO, Thiago Rafael; VIZZOTTO, Liane. A FORMAÇÃO DE PROFESSORES NO BRASIL: BREVE HISTÓRICO.. In: Anais da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI). Anais...Blumenau(SC) Instituto Federal Catarinense - IFC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/MICTI2024/974006-A-FORMACAO-DE-PROFESSORES-NO-BRASIL--BREVE-HISTORICO. Acesso em: 16/07/2025

Trabalho

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