A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA: UMA PESQUISA COM ALUNAS DO IFC SOBRE O CONSUMO DE PRODUTOS DA CULTURA POP.

Publicado em 24/04/2025 - ISSN: 2316-7165

Título do Trabalho
A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA: UMA PESQUISA COM ALUNAS DO IFC SOBRE O CONSUMO DE PRODUTOS DA CULTURA POP.
Autores
  • Carlos Ramos De Lima
  • Eloísa Carolina Felczak
  • Maria Gisele Peres
  • Marcos Bohrer
Modalidade
Indicação dos Campi
Área temática
6. Ciências Humanas
Data de Publicação
24/04/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://centraldeeventos.ifc.edu.br/anais/micti2024/1016879-a-influencia-da-industria-cultural-na-construcao-da-identidade-feminina--uma-pesquisa-com-alunas-do-ifc-sobre-o-
ISSN
2316-7165
Palavras-Chave
Cultura POP, Consumo, Feminismo, Massificação
Resumo
O projeto de pesquisa intitulado "Produtos da Cultura POP: compreendendo o seu consumo entre os discentes do Instituto Federal Catarinense" tem como foco principal investigar os meios de comunicação e canais pelos quais alunas do Campus São Bento do Sul, com idades entre 14 e 18 anos, se envolve e consome produtos da cultura pop. Esta pesquisa analisa a influência de mídias, especialmente em redes sociais como Instagram, TikTok e plataformas como Netflix e Youtube, contribuem para a disseminação de estereótipos e ideologias machistas, além da perpetuação de ideias patriarcais na sociedade, incluindo o ambiente escolar. Fundamentado na crítica de Adorno e Horkheimer (1985) sobre a “indústria cultural”, o estudo aponta como essa indústria promove conteúdos padronizados e homogeneizados, com o intuito de formar sociedades massificadas. O projeto, portanto, visa identificar os produtos culturais mais consumidos pelas alunas, ao mesmo tempo em que realiza uma análise crítica do impacto desses produtos na construção da identidade feminina e nas relações sociais dentro da escola. Além disso, a pesquisa dialoga com as reflexões de Sá, Carreiro e Ferraraz (2015), que destacam a dualidade da cultura pop. Os autores afirmam que, por um lado, os produtos culturais estão em constante transformação, influenciados pelo mercado e pelo consumo em massa; e, por outro lado, a cultura pop reflete sentimentos e experiências das pessoas na modernidade, moldando suas percepções de mundo. Assim, é fundamental adotar um pensamento crítico em relação à cultura pop, promovendo uma educação que valorize a diversidade cultural e respeite os direitos humanos. O projeto, vinculado ao Núcleo de Estudos em Gênero e Sexualidade (NEGES) do Campus, também se justifica pela necessidade de combater a marginalização feminina e os retrocessos sociais. Alinhado à Política de Diversidade, Inclusão e Direitos Humanos do Instituto Federal Catarinense (Resolução 33/2019 Consuper) e à Constituição Brasileira de 1988, a pesquisa busca contribuir para uma educação inclusiva e transformadora, que elimine preconceitos e promova o respeito à diversidade de gênero. Como produto final, desenvolvemos um folder de divulgação dos resultados, além de um quiz interativo para engajar os participantes, ampliando a discussão sobre os temas envolvidos e incentivando a reflexão crítica sobre o consumo da cultura pop.
Título do Evento
XVII Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar
Cidade do Evento
Blumenau
Título dos Anais do Evento
Anais da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI)
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

LIMA, Carlos Ramos De et al.. A INFLUÊNCIA DA INDÚSTRIA CULTURAL NA CONSTRUÇÃO DA IDENTIDADE FEMININA: UMA PESQUISA COM ALUNAS DO IFC SOBRE O CONSUMO DE PRODUTOS DA CULTURA POP... In: Anais da Mostra Nacional de Iniciação Científica e Tecnológica Interdisciplinar (MICTI). Anais...Blumenau(SC) Instituto Federal Catarinense - IFC, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/MICTI2024/1016879-A-INFLUENCIA-DA-INDUSTRIA-CULTURAL-NA-CONSTRUCAO-DA-IDENTIDADE-FEMININA--UMA-PESQUISA-COM-ALUNAS-DO-IFC-SOBRE-O-. Acesso em: 01/07/2025

Trabalho

Even3 Publicacoes