A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CÂMPUS ARARANGUÁ DOS TERMOS ASSOCIADOS A CULTURA QUEER

Publicado em 17/07/2025 - ISSN: 2526-4044

Título do Trabalho
A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CÂMPUS ARARANGUÁ DOS TERMOS ASSOCIADOS A CULTURA QUEER
Autores
  • Marina Fernandes Moraes de Souza
  • Luciana Vargas Ronsani
  • Luana Lopes
Modalidade
Artigo completo
Área temática
Produção Cultural, Ciências Sociais e Humanas
Data de Publicação
17/07/2025
País da Publicação
Brasil
Idioma da Publicação
Português
Página do Trabalho
https://centraldeeventos.ifc.edu.br/anais/13-sict-sul/1110960-a-percepcao-da-comunidade-academica-do-instituto-federal-de-santa-catarina-campus-ararangua-dos-termos-associado
ISSN
2526-4044
Palavras-Chave
Cultura queer, diversidade, educação, gênero, LGBT+.
Resumo
Este artigo investiga como a terminologia associada à cultura queer é compreendida pela comunidade acadêmica do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Santa Catarina (IFSC) – Câmpus Araranguá. Inserida em um contexto de escassez teórica sobre o tema no Brasil, a pesquisa busca compreender os sentidos construídos socialmente em torno de termos frequentemente utilizados por sujeitos LGBT+. A metodologia adotada é qualitativa, por meio de um estudo de caso com entrevistas semiestruturadas com a ferramenta de coleta de dados conhecida como bola de neve. Foram entrevistados 20 participantes, entre discentes e servidores, que forneceram suas definições para termos como queer, gênero, cisgênero, transgênero, pansexual, entre outros. Os dados foram transcritos, organizados a partir das categorias informadas e analisadas, com o apoio de nuvens de palavras para representar visualmente as concepções mais frequentes. Os resultados indicam que os estudantes, majoritariamente jovens, demonstraram maior familiaridade e identificação com a terminologia queer, quando comparados ao grupo de servidores, o que aponta para a influência geracional na apropriação desses conceitos. Observou-se também que muitos entrevistados foram capazes de oferecer definições coerentes para a maioria dos termos, evidenciando o crescente espaço que discussões sobre identidade de gênero e sexualidade vêm ocupando no ambiente educacional. Conclui-se que compreender a terminologia queer contribui para a promoção do respeito à diversidade e o enfrentamento da marginalização de identidades dissidentes, sendo fundamental que trabalhos como este circulem por outros espaços acadêmicos.
Título do Evento
13° SICT-Sul - Simpósio de Integração Científica e Tecnológica do Sul Catarinense
Cidade do Evento
Santa Rosa do Sul
Título dos Anais do Evento
Anais SICT-Sul
Nome da Editora
Even3
Meio de Divulgação
Meio Digital

Como citar

SOUZA, Marina Fernandes Moraes de; RONSANI, Luciana Vargas; LOPES, Luana. A PERCEPÇÃO DA COMUNIDADE ACADÊMICA DO INSTITUTO FEDERAL DE SANTA CATARINA CÂMPUS ARARANGUÁ DOS TERMOS ASSOCIADOS A CULTURA QUEER.. In: Anais SICT-Sul. Anais...Santa Rosa do Sul(SC) IFC Campus Santa Rosa do Sul, 2024. Disponível em: https//www.even3.com.br/anais/13-sict-sul/1110960-A-PERCEPCAO-DA-COMUNIDADE-ACADEMICA-DO-INSTITUTO-FEDERAL-DE-SANTA-CATARINA-CAMPUS-ARARANGUA-DOS-TERMOS-ASSOCIADO. Acesso em: 28/09/2025

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